Yoga
- Zen Fit Lisboa
- Oct 27, 2018
- 2 min read
Updated: Oct 15, 2024
A prática de Yoga constante proporciona meios para perceber os obstáculos e maneiras de superá-los, partindo do princípio que primeiro você precisa conhecer os seus limites, aceitá-los e então começar a expandi-los.

A palavra Yoga comumente é traduzida como união, mas segundo o Dr. Edwin Bryant a tradução mais correta é concentração. Alguns autores como o guru A. G. Mohan sugerem que um bom sinônimo para Yoga nos dias de hoje é a palavra reintegração, sendo que:
Reintegração refere-se a capacidade de reconectar com sua natureza amorosa que é capaz de manter os pensamentos e decisões na direção positiva dos acontecimentos.
Concentração é associada ao objetivo final do Yoga o Samadhi e refere-se à compreensão da existência, a maioria dos tipos de Yoga podem apresentar um passo-a-passo para o início desta jornada.
4 fatos sobre Yoga para iniciantes
Não é necessário ser flexível para praticar e se você começar uma aula amanhã com um bom professor essas quatro qualidades vão ser ativadas simultaneamente na primeira aula:
Força física: aperfeiçoada através das posições de Yoga;
Força emocional: desenvolvida com os exercícios de meditação que acontecem em movimento ou parado;
Aumento de flexibilidade: acontece simultaneamente com o ganho de força física.
Peso adequado: naturalmente o organismo começa reequilibrar quando as três outras qualidades estão presentes.
Portanto, mesmo que seja uma prática de Yoga para iniciantes, desde o primeiro movimento ou exercício de respiração a ideia de tornar-se mais forte do que as próprias fraquezas estará presente.
Para falar dos benefícios da Yoga vou separá-los em duas partes, os aspectos gerais que podem ser encontrados na maioria das práticas e os específicos que são voltados para gestantes, pessoas que sofrem de depressão, idosos e crianças.
É muito comum ouvirmos falar que um tipo de Yoga pode conduzir a percepções sutis dos estados da mente enquanto outro tipo conduz ao controle da mente. Bem, na verdade as duas afirmações são a mesma coisa.
Benefícios da Yoga: aspectos gerais
• Aumento de flexibilidade, mobilidade e amplitude do movimento;
• Aumento da força muscular;
• Concentração;
• Desobstrução da via respiratória e maior oxigenação;
• Perda de peso;
• Ativação da circulação sanguínea que causa uma sensação revigorante;
• Aumento da disponibilidade física e atlética;
• Aumento da proteção contra lesões;
• Redução da dor para pessoas com câncer, esclerose múltipla, doenças autoimunes e hipertensão, bem como artrite, dores nas costas, pescoço e outras condições crônicas;
Yoga para Idosos (Sénior)
• É uma excelente opção para exercícios de baixo impacto por que utiliza o peso do próprio corpo para fortalecer os músculos.
• Uma prática com frequência combinada com meditação pode aliviar hipertensão, estresse e diminuir a quantidade de medicamentos necessários.
• Depois dos 50 e 60 anos as articulações podem se tornar mais rígidas, neste sentido yoga para terceira idade pode ajudar a lubrificá-las, sendo um poderoso meio para evitar problemas como artrite.
