top of page

Yoga

A prática de Yoga constante proporciona meios para perceber os obstáculos e maneiras de superá-los, partindo do princípio que primeiro você precisa conhecer os seus limites, aceitá-los e então começar a expandi-los.




A palavra Yoga comumente é traduzida como união, mas segundo o Dr. Edwin Bryant a tradução mais correta é concentração. Alguns autores como o guru A. G. Mohan sugerem que um bom sinônimo para Yoga nos dias de hoje é a palavra reintegração, sendo que:


Reintegração refere-se a capacidade de reconectar com sua natureza amorosa que é capaz de manter os pensamentos e decisões na direção positiva dos acontecimentos.


Concentração é associada ao objetivo final do Yoga o Samadhi e refere-se à compreensão da existência, a maioria dos tipos de Yoga podem apresentar um passo-a-passo para o início desta jornada.


4 fatos sobre Yoga para iniciantes


Não é necessário ser flexível para praticar e se você começar uma aula amanhã com um bom professor essas quatro qualidades vão ser ativadas simultaneamente na primeira aula:


  1. Força física: aperfeiçoada através das posições de Yoga;

  2. Força emocional: desenvolvida com os exercícios de meditação que acontecem em movimento ou parado;

  3. Aumento de flexibilidade: acontece simultaneamente com o ganho de força física.

  4. Peso adequado: naturalmente o organismo começa reequilibrar quando as três outras qualidades estão presentes.


Portanto, mesmo que seja uma prática de Yoga para iniciantes, desde o primeiro movimento ou exercício de respiração a ideia de tornar-se mais forte do que as próprias fraquezas estará presente.


Para falar dos benefícios da Yoga vou separá-los em duas partes, os aspectos gerais que podem ser encontrados na maioria das práticas e os específicos que são voltados para gestantes, pessoas que sofrem de depressão, idosos e crianças.


É muito comum ouvirmos falar que um tipo de Yoga pode conduzir a percepções sutis dos estados da mente enquanto outro tipo conduz ao controle da mente. Bem, na verdade as duas afirmações são a mesma coisa.


Benefícios da Yoga: aspectos gerais


• Aumento de flexibilidade, mobilidade e amplitude do movimento;

• Aumento da força muscular;

• Concentração;

• Desobstrução da via respiratória e maior oxigenação;

• Perda de peso;

• Ativação da circulação sanguínea que causa uma sensação revigorante;

• Aumento da disponibilidade física e atlética;

• Aumento da proteção contra lesões;

• Redução da dor para pessoas com câncer, esclerose múltipla, doenças autoimunes e hipertensão, bem como artrite, dores nas costas, pescoço e outras condições crônicas;


Yoga para Idosos (Sénior)


• É uma excelente opção para exercícios de baixo impacto por que utiliza o peso do próprio corpo para fortalecer os músculos.

• Uma prática com frequência combinada com meditação pode aliviar hipertensão, estresse e diminuir a quantidade de medicamentos necessários.

• Depois dos 50 e 60 anos as articulações podem se tornar mais rígidas, neste sentido yoga para terceira idade pode ajudar a lubrificá-las, sendo um poderoso meio para evitar problemas como artrite.





1,376 views

Recent Posts

See All
bottom of page